Resenha: Dom Casmurro.

   Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899.
Título: Dom Casmurro.
Autor: Machado de Assis.
                   Gênero: Realismo psicológico, romance impressionista. 

  É em Dom Casmurro que aparece uma das personagens mais faladas da literatura do Brasil, e do mistério que cerca sua história: Capitu.
    Narrado em primeira pessoa, seu personagem principal é o carioca de 54 anos Bento de Albuquerque Santiago(ou Bentinho como é chamado durante todo o livro.), advogado solitário e bem-estabelecido que, após ter reproduzido tal qual, no Engenho Novo, a casa em que foi criado "na antiga R. de Matacavalos" (hoje Riachuelo), pretende "atar as duas pontas da vida e resgatar na velhice a adolescência", ou seja, contar na meia idade seus momentos de moço. No primeiro capítulo, o autor justifica o título: é uma homenagem a um "poeta do trem" que certa vez o importunou com seus versos e que lhe chamou de "Dom Casmurro" por ter, segundo Bento, "fechado os olhos três ou quatro vezes" durante a recitação.  Nos capítulos adiante Bento começa suas reminiscências: conta às experiências que teve quando sua mãe, a viúva D. Glória, lhe enviou para o seminário, fruto de promessa que ela fez caso acabasse concebendo um novo filho depois de seu primeiro, que morreu no parto; a ideia foi ressuscitada pelo agregado José Dias, que conta a Tio Cosme e à D. Glória o namoro de Bentinho com Capitolina, a vizinha pobre por quem Bentinho era apaixonado.

    Capitu é vizinha de Bentinho, cujo ambos constroem uma amizade forte, repleta de companheirismo, e desde as primeiras páginas em que Capitu aparece é notável de que ali também irá aparecer um amor. E é isso que acontece. Bentinho se sente apaixonado por Capitu, e o narrador percebe que o sentimento é recíproco em uma tarde, ao pentear os cabelos de Capitu. Porém, existe um destino e uma promessa que ele é obrigado á concluir. Bentinho vai para o seminário, onde conhece Escobar, que logo vira um amigo para vida toda. É nesse ponto que aparece todas as dúvidas dos leitores, críticos, e principalmente de Bentinho: Teria Capitu traído Bentinho com Escobar?

Por ser um livro de época, eu pensei que seria chato, mas superou minhas expectativas, gostei tanto do livro que li umas três vezes. 
Sobre a dúvida de Bentinho em relação á Capitu, eu não vejo dúvidas de que Capitu realmente o traiu. Para aqueles que leram esse livro, perceberam que essa afirmação é sempre comprovada, porém, algumas partes me deixou com dúvidas, e me fez pensar: Capitu não seria capaz de trair Bentinho ou seria? Será que Escobar seria capaz de trair seu amigo? E eu me encontrei tão perdida quando o narrador.


E ai, ficou com vontade de ler?




0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Uma Menina Tímida! Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados